O Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e de Inovação apresenta uma equipe técnica altamente qualificada e com capacidade de desenvolver projetos específicos para cada necessidade. Dentre os portfólios de possibilidades, há estudos tanto para municípios, associações de municípios, empresas privadas, setores da economia, dentre outros. Entre em contato conosco e solicite um orçamento para entendermos o que necessita.
Portfólio e possibilidades de estudos feitos pelo Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico:
Setor Público
1. Plano de Desenvolvimento dos Municípios
O Plano de Desenvolvimento dos Municípios busca de forma efetiva contribuir com a transformação da realidade do município e, para tanto, atenderá aos seguintes objetivos:
- Construir de modo participativo o Plano de Desenvolvimento da Cidade estabelecendo indicadores, metas e estratégias com o intuito de contribuir com o desenvolvimento econômico, social e ambiental;
- Identificar as desigualdades socioeconômicas da cidade;
- Construir uma visão de futuro compartilhada e um projeto de desenvolvimento sustentável de longo prazo para a cidade;
- Identificar as possibilidades para ampliar a atratividade da cidade no que diz respeito aos investimentos fomentados, dessa forma, o seu desenvolvimento econômico e social;
- Reconhecer as potencialidades da cidade identificando os clusters existentes e prospectar novas redes para o ecossistema municipal;
- Identificar os eixos e vetores estratégicos para o desenvolvimento sustentável da cidade;
- Identificar um portfólio de projetos estruturantes para serem utilizados no desenvolvimento da cidade;
- Propor formas de convergência e integração entre instituições privadas e públicas a fim de gerar benefícios econômicos e sociais para a cidade;
- Sugerir a alocação dos recursos públicos na cidade e aumentar a capacidade de captação de recursos externos.
Composição das entregas: Relatório com a análise dos resultados; Planilha com os dados utilizados.
2. Previsão das principais receitas dos municípios
A crescente demanda pela profissionalização das organizações públicas e privadas, assim como os diversos mecanismos legais em vigor, tal qual a Lei de Responsabilidade Fiscal, vêm obrigando os gestores públicos, a saberem com boa antecedência os resultados futuros da arrecadação dos tributos que administram. O planejamento orçamentário é peça fundamental para alcançar o equilíbrio fiscal do município. Diante desse contexto, a previsão das receitas tributárias é uma das atividades que deve exercer atenção especial dos gestores públicos. A atividade de previsão dos impostos devem possuir características especiais e seguras, pois servem de apoio para os formuladores de políticas pública e econômica. Assim, as previsões devem caracterizar-se pela precisão de seus resultados e pela confiabilidade estatística dos modelos utilizados para gerar as previsões. Em vista disso, o objetivo deste estudo é desenvolver modelos direcionados a arrecadação das receitas para os municípios.
Composição das entregas: Relatório com a análise dos resultados; Planilha com os dados utilizados na elaboração dos resultados.
3. Análise da capacidade de resistência e recuperação do nível de emprego a partir da mensuração do padrão de resposta dos municípios
O estudo tem como objetivo medir os impactos no nível de emprego formal nos municípios e compará-los com a sua região. Para isso, é utilizado os padrões diferenciados de resistência e recuperação da atividade econômica, a partir do emprego formal gerado nos setores industrial, construção civil, comércio, serviços e agropecuária. O Índice de Sensibilidade a Crises Econômicas (ISCE) e o Índice de Recuperação Econômica (IRE) serão construídos para medir os impactos sobre o nível de emprego formal. De forma generalizada, os resultados permitem identificar de que forma o município têm respondido a choques econômicos adversos. Além dos mais, permite verificar se a recuperação ocorre de forma homogênea ou heterogênea e a velocidade com que os indicadores de emprego se recuperam. Tais informações devem ser utilizadas, pelos formuladores de políticas públicas, com um instrumento útil na definição da alocação dos recursos públicos a fim de minimizar os efeitos de crises econômicas.
Composição das entregas: Relatório com a análise dos resultados; Planilha com os dados utilizados na elaboração dos resultados.
4. Relações entre crescimento econômico e gastos públicos para os municípios
Os gastos públicos possuem efeitos diferenciados dependendo do nível de desenvolvimento econômico dos municípios. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo mensurar os diferentes tipos de gastos públicos provocam no crescimento econômico do município. Os gastos públicos relacionados à educação e cultura, saúde, saneamento, previdência, habitação entre outros são considerados na análise a fim de medir seus efeitos sobre o crescimento econômico. Mensurar esse impacto é fundamental para realizar a alocação eficiente dos gastos públicos a fim de estimular o crescimento econômico e aumentar a produtividade do setor privado. Portanto, a alocação dos recursos públicos realizada de forma eficiente tem um papel fundamental no âmbito local, uma vez que a destinação correta dos gastos públicos contribui com a produtividade e com a qualidade de vida dos munícipes. Identificar quais são os tipos de gastos públicos improdutivos e produtivos são fundamentais para auxiliar os gestores públicos na tomada de decisão. Os gastos improdutivos não afetam o crescimento econômico de longo prazo; por sua vez, os gastos produtivos afetam positivamente o crescimento econômico de longo prazo.
Composição das entregas: Relatório com a análise dos resultados; Planilha com os dados utilizados na elaboração dos resultados.
5. Análise de Cluster: Identificação de externalidades espaciais na trajetória do crescimento econômico dos municípios
A análise de cluster, focada na análise dos municípios, busca mensurar os fatores que explicam o crescimento econômico levando em consideração as externalidades geográficas. De forma mais específica, o estudo busca identificar e mensurar as variáveis que mais contribuem com o crescimento econômico do município, subsidiando decisões de políticas públicas voltadas para o aumento da renda per capita dos munícipes. Além disso, permite identificar o tipo de interação espacial existente nos setores econômicos do município.
Composição das entregas: Relatório com a análise dos resultados; Planilha com os dados utilizados na elaboração dos resultados.
Setor Privado
1. Análise Setorial
A Análise Setorial permite analisar a evolução do setor e suas perspectivas a médio e longo prazos, bem como potencializar as oportunidades e minimizar os riscos. As informações geradas por esse tipo de análise permitem comparar os resultados e ações da organização com os de outras empresas similares e atuantes no mesmo ramo de atividade, avaliando a adequação das estratégias de diferenciação e posicionamento em relação às demais. Um aspecto essencial da análise setorial é a determinação da sensibilidade do setor a diferentes componentes econômicos. A partir dos dados e informações do setor, a empresa identifica os fatores de risco e as oportunidades de investimentos, potencializando seus esforços para maximizar as oportunidades e minimizar as ameaças.
2. Estimativa de Demanda
A solução de Estimativa de Demanda é adequada para empresas que querem refinar a previsão de demanda atual e futura para o mercado em que atua. A falta de uma previsão de demanda precisa acarreta em excesso ou escassez da capacidade produtiva da empresa e dos níveis de estoque. Espera-se que, após a Estimativa de Demanda, exista uma racionalização mais eficiente dos custos futuros com logística, estocagem, mão de obra, vendas, compras e lançamento de produtos.
3. Conjuntura Econômica
A análise da Conjuntura Econômica é voltada para empresas que querem expandir seus negócios em outras regiões. Trabalhamos como modelos para elaborar a conjuntura econômica de qualquer região. É a partir desse tipo de análise que são propostas estratégias adequadas para a inserção em um novo mercado visando à diminuição dos riscos e dos custos do novo empreendimento. O objetivo é fazer um diagnóstico da conjuntura econômica, analisar as medidas de política econômica e apresentar previsões e tendências para a economia condicionada ao cenário e as perceptivas de crescimento da região.
4. Pesquisa de Mercado
A Pesquisa de Mercado indicada para as organizações que precisam dispor de informações relevantes sobre seu campo de atuação, negócio, concorrência e clientes, a fim de melhor atender seu mercado-alvo. É um instrumento utilizado na definição do planejamento de um empreendimento. O objetivo é identificar as características do mercado, do público alvo a fim de identificar as oportunidades e reduzir os ricos na tomado de decisão. O estudo de mercado surge como uma ferramenta essencial para minimizar os riscos e identificar oportunidades para qualquer empresa.
5. Planejamento Estratégico
O Planejamento Estratégico auxilia os gestores a pensar na sustentabilidade de longo prazo da organização. A solução de Planejamento Estratégico visa permitir melhor integração da empresa, traçar vias coerentes de desenvolvimento, melhorar os resultados, analisar e gerir a mudança na empresa. Essa ferramenta permite ao gestor definir o melhor caminho para alcançar a visão de futuro da empresa.
6. Avaliação de Empresas
A Avaliação de Empresas permite a análise do valor da empresa, tendo como base o valor de mercado e sua capacidade de gerar lucro futuro. Voltada para empresas em processo de venda, fusão e reestruturação. Essa solução permite mensurar o valor justo e real da organização. Os métodos de Fluxo de Caixa Descontado, Valor Patrimonial e Múltiplos de Mercado são utilizados nesse tipo de análise.
Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.