Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Lorem Ipsum

Sobre

O Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e de Inovação visa disponibilizar informações que orientem a sociedade relacionadas aos principais dados existentes nas regiões da AMREC, AMESC e AMUREL com o intuito de promover o desenvolvimento econômico, social, ambiental e do ecossistema de inovação.

Saiba mais do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e de Inovação - OBDESI

HISTÓRICO

A proposta do observatório emergiu com a percepção da atual gestão da UNESC acerca da necessidade de informações de forma mais concentrada e sistematizada sobre a região sul catarinense. Logo a reitora, professora Dra. Luciane Bisognin Ceretta, apresentou o desafio a um grupo de professores da área econômica. A ideia começou a materializar-se quando da elaboração do relatório de dados socioeconômicos desenvolvidos para a região da AMREC que compôs o Plano de Desenvolvimento Institucional. Desde então, projetos foram escritos a fim de captar recursos para o desenvolvimento de uma plataforma online com dados socioeconômicos a serem consultados a qualquer tempo pelos interessados. Esses dados têm a finalidade de auxiliar os tomadores de decisão tanto de organizações públicas como privadas em prol do melhor desenvolvimento de suas atividades.

Vinculado à Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, o Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e de Inovação busca subsidiar estudos focados para um melhor entendimento do cenário das regiões sul catarinense, bem como acesso fácil às informações de cunho social e econômico que possibilitam o fomento de ações de planejamento da instituições como também de monitoramento dos setores presentes nas regiões. Além disso, por meio do OBDESI, a Unesc cumpre com sua missão institucional de contribuir com o desenvolvimento regional.

OBJETIVO GERAL: Disponibilizar informações que orientem a sociedade relacionadas aos principais dados existentes nas regiões da AMREC, AMESC e AMUREL com o intuito de promover o desenvolvimento econômico, social, ambiental e do ecossistema de inovação.

PÚBLICO ALVO E BENEFICIÁRIOS DO PROJETO: A população, com aproximadamente 1,1 milhão de habitantes, dos 45 municípios do Sul Catarinense que compõem as regiões da AMREC, AMESC e AMUREL. Vale destacar que a referida região possui perfis econômicos diferenciados voltados para agropecuária, pesca, turismo, serviço, comércio e indústria.

CONSIDERAÇÕES GERAIS – A proposta do observatório surgiu a partir da percepção da ausência de informações organizadas e sistematizada para a região sul que possibilitasse a pesquisa a qualquer tempo a fim de orientar o processo decisório dos atuais e potenciais empreendedores e formuladores de políticas públicas da região.

Portanto, o Observatório tem como finalidade levantar e disponibilizar informações econômicas, sociais e demográficas da região do Sul de Santa Catarina. O levantamento dos dados pertinentes a essas informações são apresentadas no quadro 1.

Quadro 1: Levantamento de dados

Econômico/Inovação Demográfico Social
PIB;
Valor Adicionado;
Mercado de Trabalho;
Comércio Exterior;
Finanças Públicas;
Moeda e Crédito;
Consumo de energia;
Setores;
Remuneração;
Empresas;
Mobilidade;
Produtividade;
Número de Engenheiros /per capita;
Resíduo de Solo.
População;
Densidade Demográfica;
Densidade;
Faixa Etária.
Meio Ambiente;
Distribuição de Renda;
Saúde;
IDH;
Habitação;
Segurança Pública;
Ensino.


EQUIPE

A equipe técnica será composta pelos professores e coordenadores do observatório Dra. Melissa Watanabe e Me. Thiago Rocha Fabris. Os currículos lattes estão disponíveis nos seguintes endereços: http://lattes.cnpq.br/7746217839819893http://lattes.cnpq.br/2599677009676302.

A professora Dra. Melissa Watanabe é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico, com doutorado em Agronegócios e mestrado em Administração pela UFRGS, graduação em Engenharia Agronômica (UFPR) e Ciências Econômicas (UNISUL) apresenta ampla experiência e está envolvida na sistematização e análise de documentos institucionais como os dados socioeconômicos da região sul catarinense que compôs o Plano de Desenvolvimento Institucional da Unesc. A professora pesquisadora apresenta uma ampla experiência na organização e metodologia de Fóruns em municípios para entendimento das necessidades da comunidade para o seu desenvolvimento (Fórum AMESC do Amanhã 14/06/2019, Fórum Balneário Rincão do Amanhã- 29/06/2019, Fórum Içara do Amanhã 11/12/2019). Nesses fóruns, alinhados com estudantes do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc, realizou a sistematização e análise dos dados coletados, em tempo real, com entrega em tempo real durante o evento. Atualmente está envolvida na realização do Plano de Desenvolvimento de Içara sendo este um projeto com fomento externo. Duas das quatro etapas já foram entregues, estando agora na etapa qualitativa.

Professor Me. Thiago Rocha Fabris é professor da Unesc, possui mestrado em Economia com ênfase em finanças e mercado de capitais e também bacharelado em Ciências Econômicas ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente cursa o doutorado em Economia com ênfase em Economia Internacional e Industrial na Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS. Tem experiência com ênfase em Macroeconomia, Economia de Empresas, Finanças e em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos. Elabora cenários macroeconômicos e microeconômicos nos níveis internacional, nacional, estadual e regional. Além do mais, participa de projetos demandados pelo Parque Científico e Tecnológico da Universidade do Extremo Sul Catarinense especialmente a análise econômica e financeira. Está colaborando na realização do Plano de Desenvolvimento do Município de Içara especificamente na análise dos clusters regionais. Foi pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Coordenador de Ensino, Coordenador de Curso todos na Universidade do Extremo Sul Catarinense. Atualmente é coordenador adjunto do curso de Ciências Econômicas.